Curiosidades

Carga Pesada foi inspirado em Jorge, um brasileiro, episódio do Caso especial exibido em 1978. A história era uma adaptação feita pelo escritor Oswaldo França Júnior do seu romance homônimo. Antônio Fagundes vivia um caminhoneiro que atravessava o interior de Minas Gerais para transportar uma carga e enfrentava uma série de obstáculos durante a viagem. Paulo José, diretor do especial, sugeriu a Boni, então diretor de operações da Rede Globo, a idéia de transformar a vida dos caminhoneiros no tema de uma das Séries brasileiras.

Os atores Antônio Fagundes e Stênio Garcia passaram a viver intensamente o cotidiano dos caminhoneiros durante as gravações, almoçando e bebendo nos mesmos bares que eles e dirigindo de verdade caminhões. A dinâmica entre Pedro e Bino revelou-se excelente. Em pouco tempo, os personagens se tornaram um sucesso, e os atores recebiam centenas de cartas de caminhoneiros declarando sua admiração e contribuindo com várias histórias sobre a vida nas estradas.

Trilha sonora:
A partir de uma pesquisa realizada com caminhoneiros de todo o Brasil por Rubens A. Bastos e Arnaldo Schneider, o diretor musical Guto Graça Mello selecionou para a trilha sonora de Carga pesada onze canções de grande sucesso. As músicas ganharam versões de vários intérpretes como Sérgio Reis (Caminheiro), Gonzaguinha e Luiz Gonzaga (A vida do viajante), Dominguinhos (Chega morena) e Teixeirinha (Motorista brasileiro). A trilha também trazia O frete, composta por Renato Teixeira especialmente para o seriado.

 

Você Sabia

 

Os amigos Pedro (Antonio Fagundes) e Bino (Stenio Garcia) rodaram - e muito - as estradas desse "Brasilzão" em Carga Pesada. Na primeira etapa, de 1979 a 1981, eles viveram 50 aventuras. Em 2003, voltaram a dividir a boleia do caminhão em 62 episódios, até 2007. Mas você sabia que eles não viajavam tanto assim?
Cerca de 90% dos episódios eram gravados em locações externas nas estradas do Rio de Janeiro. (Veja um trecho de Carga Pesada no vídeo ao lado).
Além de atuar, Fagundes e Stenio também escreviam alguns episódios. O trato da dupla era o de sempre reservar uma surpresa para o personagem do outro nos roteiros. Por exemplo, Stenio criou uma história em que Pedro era sequestrado e ficava horas preso em um caixote de cebolas.

10 comentários:

  1. Volta Carga Pesada Pur Favorr !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curte aí ! https://www.facebook.com/pages/Volta-Carga-Pesada/152324794917811?ref=hl

      Excluir
    2. espero que volte!!! estou aguardando!!

      Excluir
  2. Onde eu posso encontrar carga pesada 1979/81

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Youtube tem. A qualidade dos videos não é muito boa, mas dá para matar as saudades.

      Excluir
  3. Espero de dedos cruzados que tenha ainda mais uma versão vindo por ai.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca perdi nem um capitulo da carga pesada foi muito Otímo e adivirtido pra gente que asistiu a se voltace esse tempo que bom que ia ser.

    ResponderExcluir